Beneficiários do Bolsa Família Podem Fazer Cartão de Crédito?

O Bolsa Família é um benefício social disponibilizado pelo governo federal para os cidadãos brasileiros de baixa renda. Os beneficiários do programa recebem um cartão para fazer o saque do benefício em caixas 24 horas, agências da Caixa ou na lotérica. Ou seja, a função do cartão Bolsa Família é basicamente essa. Não tendo uma função de crédito, e considerando o receio de perder o benefício, isso acaba gerando uma grande dúvida grande dúvida: Beneficiários do Bolsa Família podem ter Cartão de Crédito?

Qual a chance de Beneficiários do Bolsa Família conseguirem fazer Cartão de Crédito?

Normalmente, para se fazer um cartão de crédito, é preciso comprovar renda e não estar com o nome negativado. Nesta renda solicitada pela instituição financeira, pode entrar o salário, benefício do governo, pensão, etc. A comprovação de renda é importante porque o cartão de crédito nada mais é do que uma linha de crédito, então, para aprová-lo, é preciso a comprovação da renda.

Então, um beneficiário do Bolsa Família pode sim, fazer um cartão de crédito, pois, o benefício é um tipo de renda e pode ser utilizado como comprovante. Assim, teoricamente é possível fazer um cartão, entretanto, na prática, pode ser um pouco mais complicado.

Quem recebe apenas o Bolsa Família como renda, pode ter dificuldades para ter um cartão de crédito. Isso porque, para fazer a aprovação do crédito, o banco sempre analisa o perfil financeiro do requerente. Assim, a renda sempre acaba sendo analisada. Assim a grande parte dos cartões de crédito do mercado, exigem a renda mínima de um salário mínimo. Desta forma, quem recebe apenas o Bolsa Família como renda, não conseguirá a aprovação do cartão de crédito.

Só que, para a aprovação na maioria dos cartões de crédito no mercado, a renda mínima é de um salário mínimo ou um pouco menos. Portanto, na análise de crédito para a maioria dos cartões de crédito, quem tem só como renda o Bolsa Família não terá o cartão de crédito aprovado.

Como obter um cartão de crédito apenas tendo o Bolsa Família?

Uma das opções para tentar um cartão de crédito seria adicionar comprovantes de rendas extras, como por exemplo, recibos de serviços prestados de forma informal. Uma outra possibilidade, seria tentar um cartão de crédito consignado. Mesmo que o crédito seja difícil de ser aprovado, vale a tentativa. Por fim, uma terceira alternativa seria tentar fazer cartão de crédito de grandes lojas. Esse tipo de cartão normalmente é mais fácil de ser aprovado com limite e para diferentes faixas de renda.

Cartão de crédito para pessoas de baixa renda

Uma boa opção para o beneficiário do Bolsa Família é tentar um cartão de crédito em bancos. Entretanto, é recomendado ter uma conta (corrente ou poupança) em determinado banco e um bom relacionamento. Alguns bancos utilizam apenas o score interno do cliente para liberar o crédito. Normalmente, primeiro é oferecido um cartão de débito, mas conforme o cliente vai depositando seus rendimentos no banco, poderá ter a chance de ter crédito liberado mais adiante.

O Banco do Brasil e a Caixa costumam liberar cartão de crédito para pessoas de baixa renda. Então, vale mais a pena abrir uma conta em um desses dois bancos para tentar obter crédito.

Não se pode garantir que o cartão de crédito será aprovado apenas com o Bolsa Família, mas vale a pena tentar as opções acima, pois, as chances aumentam.

Tente abrir uma conta digital em uma Fintech

Grande parte das fintechs e bancos digitais oferecem contas correntes digitais e sem taxas aos clientes. Além disso, um cartão de crédito sem anuidade também é oferecido normalmente. Nubank, Banco Inter, Digio, entre outras, são fintechs que vem oferecendo maiores facilidades para a aprovação de um cartão de crédito. Seria uma outra boa tentativa para os beneficiários do Bolsa Família.

Deixe uma resposta